Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

1 de Março de 2018

JORNAL FOLHA DE SP: Presidente Valdevan Noventa reclama de problemas no sistema de ônibus na cidade de São Paulo

JORNAL FOLHA DE SP: Presidente Valdevan Noventa reclama de problemas no sistema de ônibus na cidade de São Paulo

Para Valdevan Noventa, o problema no sistema de transporte público recai de forma injusta no trabalhador. Além disso, criticou a nova licitação que pretende reduzir a frota em até mil ônibus.

A demora entre os ônibus municipais foi a principal reclamação dos passageiros no ano passado, mostram dados da SPTrans (São Paulo Transporte), empresa da gestão João Doria (PSDB). Foram 9.285 queixas, de um total de 35.428 sobre o transporte público.

Em segundo lugar, ficaram as queixas a respeito de motoristas que não atendem embarque e desembarque, com 8.102 reclamações.

A primeira e segunda colocada no ranking inverteram as posições registradas em 2016: naquele ano, foram 11.340 queixas por não parar e 10.611 por demora dos ônibus (chamado de intervalo excessivo de linha).

O auxiliar de escritório Cassiano Gomes Júnior, 18 anos, afirma que diariamente espera no ponto, no mínimo, 25 minutos pelo ônibus da linha 967-A/10 (Pinheiros-Imirim), que passa na avenida Duque de Caxias. “Tem dias em que espero 40 minutos. O problema é que, muitas vezes, passam dois ônibus da mesma linha na sequência do outro e prejudica quem perde um deles.

Outras queixas de passageiros, segundo a SPTrans, são tratar o público em geral com falta de respeito (3.890), descumprimento de partida no ponto inicial ou final (2.868) e velocidade incompatível ou manobras bruscas (2.763). No geral, o número de reclamações caiu 26% na comparação entre os dois anos. Foram 48.271 reclamações em 2016, contra 35.428 do ano passado.

FISCALIZAÇÃO

A SPTrans atribuiu a queda à ampliação da fiscalização em 2017, que levou em consideração as informações dos passageiros. Outra justificativa para a queda nos números, ainda segundo a prefeitura, foi o início, em março do ano passado, das multas às viações de forma eletrônica, por meio de monitoramento por GPS, quando detectadas viagens não realizadas aos sábados e feriados.

Leia a matéria na íntegra:
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/02/demora-de-onibus-lidera-queixas-de-usuarios-em-sao-paulo.shtml

Valdevan Noventa, um líder não nasce por acaso.