Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

28 de Março de 2018

Comissão de Negociação se prepara no sindicato

Comissão de Negociação se prepara no sindicato

A pedido do presidente Valdevan Noventa, foi realizada, na manhã de segunda-feira (28), uma reunião com os componentes da Comissão de Negociação, que representam os trabalhadores de todas as garagens do sistema. O encontro teve como objetivo contextualizar e preparar os membros para os desafios da Campanha Salarial.

Na ocasião, os companheiros ouviram a palestra do técnico do DIEESE, Ilmar Ferreira Silva, que fez uma radiografia a respeito das negociações salariais de outras categorias profissionais e do cenário econômico atual, com inflação em torno de 2,84% (IPCA/IBGE) nos últimos 12 meses, a mais baixa desde 2000.

O economista lembrou que nos anos 80 e 90 a crise brasileira era de ordem econômica, mas que hoje a uma particularidade, a crise econômica tem origem política, o que dificulta vislumbrar a retomada mais robusta da economia em curto prazo.

“Existe um movimento mundial para baratear o custo do trabalho, no Brasil já aconteceu com a reforma trabalhista. Desde o ano passado, várias categorias estão enfrentando resistência dos empresários para firmar acordos favoráveis aos trabalhadores. Além disso, há um contingente de mais de 12 milhões de desempregados e as vagas que aparecem, em sua maioria, é na informalidade”.

Por fim, Ilmar destacou a organização dos condutores de São Paulo como fator positivo para enfrentar as adversidades não somente na campanha salarial, mas em outras situações de caráter trabalhista-sindical.

O presidente do sindicato, Noventa, que não pode estar presente na reunião, deixou um recado aos companheiros dando conta da importância do encontro. “Contra os interesses dos condutores existem a nova Lei Trabalhista, a licitação no transporte e a difícil conjuntura econômica do país. É importante que todos estejam cientes que enfrentaremos uma guerra para buscarmos a valorização dos nossos direitos, contudo como soldados comprometidos com a luta, tenho certeza que vamos enfrentá-la e vencê-la no final.