Plenária da Zona Leste reforça luta em defesa dos direitos da categoria

Na tarde de hoje (20), a subsede Leste ficou lotada de trabalhadores que atenderam ao chamado da direção do sindicato para a realização de reunião plenária que tratou dos possíveis impactos da nova legislação trabalhista na campanha salarial da categoria.
No encontro, o presidente do SINDMOTORISTAS, Valdevan Noventa, falou sobre a importância de fortalecer a luta por meio da unidade. “Essa Lei 13.467 é muito perversa com os trabalhadores, é um retrocesso sem precedentes na história das relações do trabalho, porém não podemos ficar parados e aceitar passivamente que o setor econômico sucateie nossas conquistas. Temos que pensar e agir como guerreiros que estão prontos para guerra”.
O dirigente falou ainda sobre algumas empresas do sistema que já estão colocando “as manguinhas de fora” e implantando o intervalo de 1 hora para descanso/refeição sem remuneração, pressionando trabalhadores a fazerem a homologação no local de trabalho e outras arbitrariedades.
O sindicato também encaminhou ofício ao SPURBANUSS denunciando as empresas infratoras, que esses abusos não serão tolerados no sistema e que a Convenção Coletiva de Trabalho 2017-2018 está em vigência até o dia 30 de abril e, portanto, deve ser cumprida integralmente.
Noventa também falou dos protestos na Viação Cidade Dutra e Gato Preto, onde os patrões tiveram que rever suas decisões, assumindo o compromisso de voltarem com os 30 minutos de descanso remunerado. “A Transppass e Santa Brígida estão seguindo o mesmo caminho”, citou.
O engajamento na manifestação contra a Reforma da Previdência também foi mencionado na reunião. “Nossa categoria estava preparada para fazer a greve que só não foi adiante porque o Governo Temer engavetou a Reforma da Previdência, pois não conseguiria aprová-la na Câmara dos Deputados e para sair dessa saia justa decretou a intervenção na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro”, observou Noventa.
A Licitação dos Transportes também foi mencionada pelo presidente que garantiu que nenhuma linha será licitada sem cobradores. “Apesar dos avanços, estamos atentos ao tema, uma vez que o edital previa a redução da frota”, ressaltou.
ELEIÇÕES
O Secretário do DIEESE, Francisco Xavier da Silva (Chiquinho), alertou os companheiros a respeito de oportunistas que plantam mentiras e intrigas, apostando na desunião da categoria para se favorecerem futuramente, nas eleições do sindicato.
Sobre esse assunto, Valdevan Noventa disparou: “Enquanto trabalhamos com coragem e determinação para defender os direitos dos trabalhadores das ameaças da terceirização, das reformas trabalhista e previdenciária e para termos êxito na campanha salarial, outros fazem o jogo sujo, querendo o poder pelo poder. A minha resposta para os oportunistas é que estou preparado para todos os enfrentamentos, inclusive, para o enfrentamento político porque ao meu lado está a minha categoria e junto dela alcançarei muitas vitórias”, finalizou o presidente do sindicato que foi ovacionado pelos participantes.