Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

1 de Março de 2018

Plenária da Zona Leste reforça luta em defesa dos direitos da categoria

Plenária da Zona Leste reforça luta em defesa dos direitos da categoria

Na tarde de hoje (20), a subsede Leste ficou lotada de trabalhadores que atenderam ao chamado da direção do sindicato  para a realização de reunião plenária que tratou dos possíveis impactos da nova legislação trabalhista na campanha salarial da categoria.

No encontro, o presidente do SINDMOTORISTAS, Valdevan Noventa, falou sobre a importância de fortalecer a luta por meio da unidade. “Essa Lei 13.467 é muito perversa com os trabalhadores, é um retrocesso sem precedentes na história das relações do trabalho, porém não podemos ficar parados e aceitar passivamente que o setor econômico sucateie nossas conquistas. Temos que pensar e agir como guerreiros que estão prontos para guerra”.

O dirigente falou ainda sobre  algumas empresas do sistema que já estão colocando “as manguinhas de fora” e implantando o intervalo de 1 hora para descanso/refeição sem remuneração, pressionando trabalhadores a fazerem a homologação no local de trabalho e outras arbitrariedades.

O sindicato também encaminhou ofício ao SPURBANUSS denunciando as empresas infratoras, que esses abusos não serão tolerados no sistema e que a Convenção Coletiva de Trabalho 2017-2018 está em vigência até o dia 30 de abril e, portanto, deve ser cumprida integralmente.

Noventa também falou dos protestos na Viação Cidade Dutra e Gato Preto, onde os patrões tiveram que rever suas decisões, assumindo o compromisso de voltarem com os 30 minutos de descanso remunerado. “A Transppass e Santa Brígida estão seguindo o mesmo caminho”, citou.

O engajamento na manifestação contra a Reforma da Previdência também foi mencionado na reunião. “Nossa categoria estava preparada para fazer a greve que só não foi adiante porque o Governo Temer engavetou a Reforma da Previdência, pois não conseguiria aprová-la na Câmara dos Deputados e para sair dessa saia justa decretou a intervenção na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro”, observou Noventa.

A Licitação dos Transportes também foi mencionada pelo presidente que garantiu que nenhuma linha será licitada sem cobradores. “Apesar dos avanços, estamos atentos ao tema, uma vez que o edital previa a redução da frota”, ressaltou.

ELEIÇÕES

O Secretário do DIEESE, Francisco Xavier da Silva (Chiquinho), alertou os companheiros a respeito de oportunistas que plantam mentiras e intrigas, apostando na desunião da categoria para se favorecerem futuramente, nas eleições do sindicato.

Sobre esse assunto, Valdevan Noventa disparou: “Enquanto trabalhamos com coragem e determinação para defender os direitos dos trabalhadores das ameaças da terceirização, das reformas trabalhista e previdenciária e para termos êxito na campanha salarial, outros fazem o jogo sujo, querendo o poder pelo poder. A minha resposta para os oportunistas é que estou preparado para todos os enfrentamentos, inclusive, para o enfrentamento político porque ao meu lado está a minha categoria e junto dela alcançarei muitas vitórias”, finalizou o presidente do sindicato que foi ovacionado pelos participantes.