Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

20 de Fevereiro de 2018

Trabalhadores terão banheiros públicos nos pontos finais e terminais de ônibus

Trabalhadores terão banheiros públicos nos pontos  finais e terminais de ônibus

Finalmente uma antiga reivindicação do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo será atendida pela Prefeitura. “Os trabalhadores poderão contar com 400 banheiros públicos em pontos finais de ônibus. Há tempos o sindicato tem sinalizado essa necessidade às autoridades”, afirma o presidente da entidade, Valdevan Noventa.

Essa reivindicação surgiu do trabalho dos saudosos dirigentes Maguila e Luciano que foram secretários de Saúde do Sindicato, entre 2004 e 2017, e encabeçaram a luta para que as empresas de ônibus e o Poder Público garantissem instalações sanitárias adequadas para os trabalhadores do setor.

É inadmissível que em uma cidade como São Paulo, não sejam destinados locais adequados para que os operadores do transporte coletivo façam suas necessidades fisiológicas”, defende o presidente Valdevan Noventa.

Agora, a pasta da Saúde está sob a responsabilidade do companheiro Valdemir de Jesus Santos, conhecido popularmente como “Mi”. Com o apoio dos cipeiros da categoria, o companheiro coordenou um levantamento técnico das condições sanitárias nos pontos e terminais de ônibus, que gerou um documento protocolado na Secretaria Municipal, em novembro/2017.

Nos terminais que possuem instalações sanitárias são reservados alguns banheiros para os funcionários, já para os trabalhadores em transportes, a utilização do local era proibida. A regra mudou recentemente, após negociações entre o Sindicato dos Condutores/SP e a Secretaria Municipal de Transportes.

A Prefeitura de São Paulo declarou que a cidade ganhará 400 banheiros públicos, sendo que parte deles será instalado em pontos finais de ônibus sem infraestrutura para os trabalhadores em transportes e passageiros, por meio do programa de concessão de espaço de publicidade à iniciativa privada. O sindicato está acompanhando de perto o desenrolar dessa história.