Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

27 de junho de 2019

Valdevan Noventa defende trabalhadores dos transportes na Câmara dos Deputados

Valdevan Noventa defende trabalhadores dos transportes na Câmara dos Deputados

O deputado federal Valdevan Noventa (PSC) tem atuado em diversas causas na Câmara Federal, uma delas é a defesa dos trabalhadores em transportes, categoria que ele conhece como ninguém, afinal Noventa também é presidente do maior do setor sindicato na América Latina, o Sindmotoristas.

“Sou conhecedor da realidade desses profissionais, portanto não poderia deixar de trabalhar, no Parlamento, uma agenda em favor desses trabalhadores, tão merecedores do reconhecimento pelos serviços prestados à nação”, disse o deputado.

Valdevan Noventa conta que o setor de transportes é um dos maiores empregadores do Brasil. De acordo com os dados da Confederação Nacional do Transporte, em 2016, as quase 2 mil empresas do setor empregavam cerca de 2,5 milhões de pessoas. Este número é somente de empregos formais; se levarmos em contas o trabalho informal e o autônomo, o número pode dobrar.  “Isto é muito significativo, prezados colegas, especialmente numa conjuntura de crise econômica. Em verdade, o setor de transportes experimentou retração de postos por três anos consecutivos, de 2015 a 2017. No ano passado, felizmente se reverteu, embora de forma ainda modesta”, revelou.

No âmbito dos transportes, o segmento rodoviário é o que tem maior peso. Ele representa 80% das empresas e 46% do PIB e mais de do setor. De particular importância para nós é identificar que quase 70% dos trabalhadores de transporte estão ocupados no segmento rodoviário.

Para Noventa, os transportes são o sangue de uma nação. São os seus trabalhadores os responsáveis por concretizar, efetivar quase todas as transações econômicas. Sem os transportes, o país morre. “A despeito deste fato incontestável, estes profissionais não recebem o tratamento compatível com sua importante função social. Há problemas de toda ordem: remuneração, insalubridade, saúde, insegurança, riscos de acidentes, entre tantos outros”, disse.

Em face destas questões, Valdevan Noventa articulou com os parlamentares e buscou apoio com entidades representativas das categorias, para formar a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Trabalhadores em Transportes, instituída no último dia 5 de junho, em concorrida cerimônia.

“Fizemos questão de ter audiência com o presidente Rodrigo Maia para apresentar a pauta dos trabalhadores e defender a sua importância para o país. Nosso objetivo é fazer da frente parlamentar um ator decisivo, é liderar as iniciativas que melhorem a condição dos profissionais do setor. Elaboramos a Emenda n. 210 à PEC da reforma da previdência, com a finalidade de reconhecer o direito à aposentadoria especial aos motoristas, cobradores e agentes de bordo: nada mais do que praticar a justiça”, afirmou Valdevan Noventa.

Uma pesquisa da CNT realizada em 2017, com motoristas de ônibus urbanos, concluiu que quase um terço dos entrevistados foi vítima de assalto nos dois anos anteriores, enquanto um terço viu-se envolvido em acidente de trânsito no mesmo período.  Além do estresse decorrente dos congestionamentos, além da insalubridade provocada pelo ruído e vibração dos motores, além das jornadas de trabalho exaustivas, os trabalhadores de transportes ainda se submetem ao risco de acidente veicular e ao risco de sofrer violência.

O parlamentar revelou que está confiante na aprovação da emenda e segue seus trabalhos articulando junto aos deputados e senadores para esta pauta.