Valdevan Noventa - Um líder não nasce por acaso!

7 de Fevereiro de 2018

Biografia Valdevan Noventa

O novo com a força do povo” – Valdevan Noventa

Um líder não nasce por acaso. Essa é a certeza entendida pela história de Valdevan Noventa, um jovem nordestino que deixou sua cidade natal em busca de uma vida melhor e acabou se tornando uma das pessoas mais conhecidas, queridas e respeitadas do país.  Eleito deputado federal pelo PSC nas eleições de 2018, Valdevan Noventa é o NOVO COM A FORÇA DO POVO. 

Nascido no município de Estância, em Sergipe, em 20 de junho de 1969, José Valdevan de Jesus Santos, foi criado na roça. Sua infância foi marcada pelo trabalho na terra,  aprendendo desde cedo a importância do trabalho, do respeito, da honestidade e da justiça.

Deixou sua cidade aos 18 anos, chegando na terra da garoa no dia 7 de outubro de 1987. Seu ingresso no mercado de trabalho foi como auxiliar de almoxarifado no Banco Bamerindus e depois no Banco Mercantil.  Mas, foi no setor de transporte coletivo urbano que deu início a sua história vencedora.

Em 16 de janeiro de 1989, Valdevan entrou na Viação Castro fazendo a linha João XXIII/Bandeira. As próximas foram a 715F – Shopping Continental/Largo da Pólvora e 715M – Jd. Maria Luiza/Largo da Pólvora.

Desde essa época, Valdevan Noventa já não aceitava injustiças e defendia os companheiros de profissão, muitas vezes desrespeitados pelos patrões. Valdevan passou a ganhar notoriedade quando liderou com sucesso a greve que exigiu da empresa o pagamento das horas extras.  Foi o pontapé necessário para que entrasse na vida sindical, tornando-se, então, membro da comissão de garagem e o principal representante dos trabalhadores.

Em 1992, já atuando na antiga Viação São Luiz, hoje Viação Campo Belo, foi eleito cipeiro, ao mesmo tempo em que era um militante sindical atuante.  Seu trabalho foi novamente reconhecido.

No ano de 2000, na eleição para a direção do SINDMOTORISTAS, venceu e assumiu a Secretaria Geral da entidade.  Depois, ficou à frente da Secretaria de Finanças, onde ficou por dois mandatos, entre os anos de 2003 e 2013.  Neste mesmo período, entrou para a vida pública, sendo eleito vereador da cidade de Taboão da Serra por dois mandatos consecutivos.

Sua atuação e veemência na luta pelos direitos dos trabalhadores foram reconhecidas pelos trabalhadores da categoria, que o elegeram ao cargo mais importante de sua vida, o de presidente do SINDMOTORISTAS de São Paulo, um dos maiores sindicatos do país.

Fazendo a diferença

A frente da maior entidade de trabalhadores sindicalizados do mundo, com mais de 94% da categoria associada, Valdevan Noventa tem se destacado pelas campanhas salariais vitoriosas, superando todos os obstáculos causados pela terrível crise econômica e financeira que assombra o país.

Dentre inúmeras lutas e vitórias de sua gestão estão a garantia da manutenção do emprego dos cobradores – que representa cerca de 19 mil pais e mães de família empregados no sistema de transporte público. E o fim do sistema “genérico” – uma política perversa dos patrões que distinguia salários e benefícios dos trabalhadores.

Tudo isso aliado à inúmeras conquistas estendidas a toda a categoria como convênio médico, melhorias na qualidade dos produtos das cestas básicas, ampliação na rede de convênios do sindicato com instituições culturais, educacionais e profissionalizantes e muitas outras.

Trabalho Social

Valdevan Noventa não é só um líder sindical, é um defensor incansável das causas sociais, sobretudo, na cidade de Taboão da Serra, onde foi vereador por dois mandatos consecutivos e em Sergipe, estado em que nasceu. Apesar de uma agenda cheia de obrigações, ele continua assistindo às populações mais carentes. Como gosta de dizer “Ajudar o próximo enobrece a alma”. Para ele é uma forma de mostrar gratidão a Deus por tudo que conquistou na vida.

Seu trabalho de grande alcance social tem um seguidor, seu filho Johnatan Noventa. Com o mesmo espírito humanitário, ele se tornou vereador de Taboão da Serra.

Para Valdevan Noventa, uma sociedade justa e igualitária passa necessariamente por uma representação firme e comprometida na esfera política. “Muitos estão decepcionados, e com razão, sobre o que está acontecendo com nosso Brasil, mas não adianta fugir à realidade, a política está inserida, é intrínseca, na vida de qualquer cidadão e cidadã. E o Sindicato por ser um importante formador de opinião não pode se omitir diante dessa responsabilidade. Por isso, defende o engajamento direto da entidade sindical e dos trabalhadores nas escolhas dos seus representantes políticos”, afirma.

O projeto continua…

Inúmeras são as conquistas e benfeitorias de Valdevan Noventa à frente da entidade, mas ainda existem muitos desafios a serem superados. O trabalho não pode parar. Os trabalhadores, o movimento sindical, os sergipanos e o povo brasileiro precisam deste líder, que não foge à luta.

Confira mais em:

http://www.sindmotoristas.org.br/noticia/3708-VALDEVAN-NOVENTA-A-HISTORIA-DE-UM-HOMEM-QUE-NASCEU-PARA-SER-LIDER-SINDICAL-E-POLITICO

http://www.sindmotoristas.org.br/secretaria/Presidencia